Qual a Telha Ideal Para Meu Projeto?
Cerâmica, concreto, metálica, fibrocimento… Qual escolher para a minha construção?
Bom, como você já sabe, existem muitos tipos de coberturas e nesse artigo vamos te mostrar as principais características de cada tipo de telha.
A escolha da cobertura vai depender da sua necessidade, porém existem algumas que possuem um melhor custo benefício que outras!
Até o final deste artigo, esperamos que você possa tomar a melhor decisão para seu telhado!
Cerâmica
Vamos começar por uma das coberturas mais populares no país.
As coberturas de telhas cerâmicas, também conhecidas como “telhas de barro” são uma das mais antigas e amplamente usadas no Brasil.
Um aspecto vantajoso sobre essa cobertura é a sua ótima barreira térmica, fazendo com que o ambiente interno fique mais fresquinho que o externo.
Com diversos modelos diferentes (Portuguesa, Romana, Duplan, etc.), a beleza e a durabilidade são características deste tipo de telhado.
Um ponto importante é que para usar esse tipo de cobertura, é necessário uma estrutura bem feita para aguentar o peso das telhas. E esta estrutura deve ter a declividade mínima necessária para que não ocorram infiltrações nos telhados. Por conta da inclinação, que deve ser maior, fragilidade e alta capacidade de absorção de água, muitas pessoas preferem não usá-la.
Concreto
Diferentemente das telhas de cerâmica, que acabam absorvendo um pouco de água, a cobertura de concreto é quase impermeável.
São telhas, geralmente, mais pesadas que as cerâmicas e outros modelos (quando levado em conta a comparação de elementos de dimensões parecidas), e por isso acabam demandando estruturas da cobertura mais reforçadas.
Tal como as telhas cerâmicas, demandam uma declividade mais acentuada do telhado, para que não ocorram infiltrações.
E estes dois últimos aspectos podem representar um gasto a mais na sua obra!
Uma grande vantagem é que elas possuem diversas opções de formatos e cores. Assim, você pode escolher a que encaixar melhor na sua construção!
Metálica
A cobertura metálica é extremamente durável, é mais leve, exigindo menos da fundação da edificação.
Porém, o metal é um excelente condutor de calor, logo, pode deixar o ambiente interno mais quente.
Este aspecto só pode ser solucionado se a telha vier acompanhada de um isolante térmico grudado nela, como por exemplo o EPS (poliestireno expandido, o popular "isopor'').
São produtos que requerem maior investimento, quando comparados às telhas cerâmicas e de concreto, e apesar de cobrirem grandes vãos, possuem a desvantagem acústica (já que tendem a ser mais barulhentas em eventos de chuva, por exemplo).
Fibrocimento
Esse modelo de telha possui o melhor custo benefício do mercado, já que são extremamente resistentes e leves!
Podemos dizer que são as telhas mais “democráticas” aqui da nossa lista, já que se trata de uma ótima opção para se usar no Brasil inteiro, afinal nosso clima é bem diferente nas diversas regiões e este produto se adapta a qualquer localidade.
Por ter fibras sintéticas em sua composição, ela apresenta alta durabilidade, estanqueidade e resistência à flexão.
E por ser mais leve, esse material exige menos da estrutura da cobertura, já que é instalada em vãos maiores.
O melhor é que a instalação é simples, assim como a limpeza!
E quando utilizadas junto a uma manta térmica, passam a ser a solução mais vantajosa para locais mais quentes.
E tem mais!
Se você está pensando em qual tipo de telha para sua cobertura comprar, e com esse artigo nós não te convencemos, temos uma novidade que talvez te ajude:
Aqui na Mercantil Beleski estamos com uma super promoção nas TELHAS DE FIBROCIMENTO E MANTAS TÈRMICAS. São diferentes tamanhos de telhas para você escolher, com até 24% de desconto!
E melhor ainda, você pode comprar no conforto da sua casa, através do nosso site.
Ou se preferir, você pode vir até a nossa loja em Goioerê!
Não fique de fora dessa! A promoção vai durar somente até o dia 01/05!
Comentários
Escrever comentário